Notícia

Semana Mundial de Conscientização sobre antimicrobianos

243

Por
Publicado em 25/11/2019 às 16:06  •  atualizado há 2 dias

Muitas pessoas costumam manter em casa a famosa “farmacinha”, com remédios usados para tratar uma simples dor de cabeça até uma infecção urinária. No entanto, o uso indiscriminado de medicamentos, em especial os antimicrobianos (drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de micro-organismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis – os antibióticos), podem levar a sérios problemas de saúde.

Segundo a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, Kelly Rose Areal, a conscientização da população é o foco principal do movimento, para evitar que esse tipo de medicação seja consumido sem controle. “O uso indiscriminado de antibióticos pode provocar resistência das bactérias aos medicamentos disponíveis no mercado, tornando cada vez mais difícil o tratamento de infecções”, disse Kelly.

Bactérias normalmente sofrem mutações até se tornarem imunes a antibióticos. Mas, de acordo com a OMS, o uso inadequado ou excessivo dessas medicações, bem como seu emprego na criação de animais, faz com que esse processo ocorra de forma mais acelerada.

Fotos

Semana Mundial de Conscientização sobre antimicrobianos

 

 

 

https://santacasadeiuna.org.br/noticia/2019/11/semana-mundial-de-conscientizacao-sobre-antimicrobianos.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear