Não informado

Comunicado Santa Casa de Iúna - Setor de Pronto Atendimento

Publicado em 06/01/2020 às 11:06  •  atualizado há 3 dias

Pronto socorro da santa casa de Iúna

Casos de urgência e emergência cabem ao âmbito do Pronto Socorro. A unidade deve ser procurada por pacientes mediante sintomas como febre muito alta, cólicas renais, traumas, dores agudas, dificuldades respiratórias e demais situações emergenciais.

No total, o Hospital Santa Casa de Iúna recebe, por mês, cerca de quatro mil pessoas dos municípios vizinhos e do município de Iúna e também de outras localidades do estado. O espaço é referência nos municípios vizinhos pela equipe e equipamentos no pronto socorro.

O setor conta com salas de emergência, espaço de observação, serviço de apoio, sala de gesso, além de equipamentos de última geração.  Os atendimentos são realizados conforme o protocolo Humaniza SUS, que preconiza uma triagem por cores para a demanda, levando em consideração a gravidade de cada caso.

A unidade é voltada a pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), particulares e de convênios. A estrutura está à disposição da população 24 horas por dia. No local, há, ainda, enfermeiro na triagem 12 horas por dia.

COMUNICADO

Devido a alta demanda de pacientes o tempo de espera no Pronto Socorro poderá ser maior em alguns dias e horários.

Perguntas freqüentes sobre pronto socorro

São realizados atendimentos por convênios e em caráter particular no Pronto Socorro?

Sim, o Pronto Socorro atende pacientes do SUS, convênios e particular. Porém os atendimentos serão realizados conforme o protocolo de classificação de risco, e não por convênio do atendimento.

Posso fazer aplicação de medicamentos no Pronto Socorro?

Somente serão realizadas as aplicações que não são realizadas em farmácias e mediante apresentação de receita médica.  também podem ser realizadas as aplicações de medicação, porém neste caso o receituário deve ser do SUS.

Posso fazer curativos no Pronto Socorro?

Os curativos são realizados apenas aos sábados,domingos e feriados, no horário das 08h as 11h. Durante a semana os curativos deverão ser realizados na unidade básica de saúde do bairro onde o paciente reside.

Quanto tempo leva para os exames feitos no Pronto Socorro ficarem prontos?

Os exames de sangue são realizados no laboratório externo anexo ao hospital e o resultado pode demorar até 02 horas para ficar pronto. Os exames de RX são realizados na hora.

Como faço para obter informações dos pacientes no Pronto Socorro?

As informações são fornecidas em horários pré-definidos, pela equipe de enfermagem e se necessário pela equipe médica. Estes horários podem sofrer alterações caso haja uma emergência.

A partir de qual idade o paciente pode receber atendimento no Pronto Socorro?

O Pronto Socorro do santa casa de Iúna é referência em Urgência e Emergência Adulto e atendemos a partir de 12 anos completo. Abaixo dessa idade o paciente vai ser atendido ou estabilizado e encaminhado para referencia.

Como funciona a classificação dos pacientes no Pronto Socorro?

O procedimento é realizado pelo Enfermeiro Acolhedor, conforme os critérios preconizados no “Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco” do Hospital da Santa Casa, identificando os atendimentos por nível de urgência:

Vermelho – Emergência

Amarelo – Urgência

Verde – Não Urgência

Azul – Ambulatorial

Dentre as situações especiais, sempre que possível os pacientes idosos e oncológicos deverão ter prioridade no atendimento, respeitando o nível de classificação, salvo em situações em que os demais pacientes tenham evidências de que existe a necessidade de serem atendidos prioritariamente.

Comunicado Santa Casa de Iúna - Setor de Pronto Atendimento

Noticia REFORMAS DE LEITOS PARTICULARES- COM RECURSO PRÓPRIO  há 3 dias  •  Não informado

Noticia REFORMAS DOS LEITOS CLINICOS DO SUS  há 3 dias  •  Não informado

LEITOS P.A